AD2 Pol Publicas
Curso: Gestão em Administração Pública
AD2
Questão I
a) Lutas: são situações de conflitos, que muito geralmente ocorrem no âmbito das arenas redistributivas, sendo o maior exemplo a reforma agrária. É importante deixar claro que na luta um ator sai ganhando e outro perdendo, que por ventura, é característica marcante das arenas redistributivas.
b) Jogos: são situações competitivas, onde a lógica é vencer o adversário em uma situação específica, mas sem eliminá-lo totalmente do processo, podendo este, a posteriori, ser um aliado. Esta situação é mais recorrente no campo da política, onde, a exemplo, um grupo adversário, através de barganhas supera o outro, mas não eliminando-o.
c) Negociações: como o texto aponta é “um processo que se estabelece entre partes que possuem recursos de poder e que se mostram dispostas a realizar uma troca que possa trazer benefícios mútuos. O seu ponto-chave está nas concessões que cada uma das partes se dispõe a fazer e na premissa de que todas as partes devem obter vantagens proporcionais”. (Pág.: 79). Um exemplo prático são as negociações de greve, onde a parte operária obtém, geralmente, algum ganho e o patronato obtém a volta à produtividade.
d) Coalizões: “consiste em um acordo ou uma aliança, duradoura ou não, a fim de viabilizar alguns dos objetivos das partes envolvidas.” (Pág. 80). Um exemplo prático são as coalizões partidárias, muito freqüentes nos sistemas parlamentaristas, onde partidos chegam a um ponto comum com intuito de se manter a governabilidade.
Questão II Eficácia: é a capacidade de se obter bons produtos, utilizando menos quantidade de recursos possíveis; ou seja, fazer bem as tarefas, administrando os custos e reduzindo as perdas e o desperdício. Exemplo: o alcance de que 100% das crianças, conforme esperado, foram vacinadas. Eficiência: capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um