AD2 Leg. Comercial - Alariana Santos

352 palavras 2 páginas
Avaliação à Distância – Ad2
Período – 2014.1
Disciplina: Legislação Social
Resposta.
Muito se tem discutido, sobre os últimos acontecimentos relacionados a casos em que foram feita justiça pelas mãos dos que sofreram algum dano.
Essa prática um tanto quanto primitiva nos leva a uma época em que não haviam lei muito menos defesa. É surpreendente que em tantos séculos de civilização voltemos aos primórdios da humanidade quando a lei era “olho por olho e dente por dente”.
Nesses casos o que fica explícito é violação de princípios básicos de qualquer ser humano, que vem a ser o “princípio de dignidade humana”. Direito garantido no artigo primeiro da constituição brasileira. Esse princípio abrange diversos valores existentes em nossa sociedade. Nos dois casos, os rapazes foram tratados como se já tivessem sido julgados e condenados tirando deles outro princípio garantido constitucionalmente, que o direito contraditório e a ampla defesa, ou seja foram condenados e tiveram suas penas executadas sem prévio julgamento e defesa pelos quais tem direito todo ser humano.
Temos sido constantemente bombardeado por notícias de informações sobre crimes que nos causam revolta e insatisfação pelo fato de vermos que criminosos não são punidos com o rigor que deveriam pois nossas leis não são aplicadas como deveriam ou já estão em alguns casos ultrapassadas. Mas isso não nos dá o direito de infringir quaisquer dessas leis para tornar o que nós pensamos como condenar alguém sem o julgamento necessário.
Somente uma sociedade em que as leis são respeitadas e cumpridas em seu devido rigor pode obter cidadãos cientes de que seus direitos serão preservados e cumpridos em toda e qualquer situação. Uma sociedade que leis são cumpridas e não burladas ou manipuladas, temos cidadãos tranqüilos e cientes dos seus direitos e deveres, cientes que não é necessário fazer justiça com as próprias mãos, pois a justiça é eficiente e eficaz para todos em toda e qualquer situação.

Relacionados