AD2 Informatica na Educação
Outra observação é que no mundo atual a Globalização pede o uso da rede mundial de computadores (internet) que é justamente a ferramenta usada pelos alunos da EaD que por sua vez pede um melhor conhecimento da Informática, sua linguagem.
A modalidade de ensino à distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias(internet, wiki, fórum, chat, videoconferência)onde os professores e os alunos estão separados espacialmente ou temporalmente.
Essa modalidade de ensino permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação (construção do conhecimento) e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha e vive alcançando assim uma formação entre teoria e prática ligada à experiência e em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar. Apesar do crescimento da oferta de EAD, ainda há um certo preconceito com relação a esse tipo de curso. A legislação, contudo, não faz distinção no que se refere aos certificados nas modalidades presencial e a distância. No entanto, é forte a desconfiança no mercado de trabalho em relação aos egressos dessa modalidade. Isso, em parte, por haver poucos diplomados. Dados do Inep revelam que, enquanto a graduação presencial formou 736.829 profissionais em 2006, o ensino a distância contabilizou apenas 25.804. Esse contingente ainda é pequeno para que as redes avaliem a competência deles.
Abaixo podemos observar uma reportagem