Ad2 de Políticas Públicas
1ª. Questão:
Tanto o Prof. Sérgio Vaz Alkmim, no texto intitulado “O que é política?”, como o Prof. Adalberto Paranhos, em seu artigo “Política e Cotidiano: as mil e uma faces do poder”, objetivam esclarecer que o termo política não pode, e não deve, ser entendida como algo que encontra-se distante de nós, vinculada apenas ao espaço dos partidos e dos parlamentares, e propagada pejorativa e intencionalmente como atividade relacionada, como afirma Paranhos, “a todo um repertório de golpes baixos (…) como algo que sugere práticas desonestas”. Ambos os autores, demonstram que a política, diferentemente do que tentam incutir na sociedade através do que Gramsci denomina de senso comum, é uma atividade presente nos mais diferentes aspectos da vida de cada um de nós.
Responda:
a)Você se vê envolvido na cotidianidade da política? Justifique sua resposta com um texto dissertativo que tenha no mínimo 8 (oito) linhas e no máximo 10 (dez) linhas. (1,0 ponto)
b) O Prof. Paranhos apresenta em seu texto a seguinte indagação: “a quem interessa, no fundo, a permanência dessa aura de descrédito que cerca o conceito de política, numa palavra, o aviltamento do seu significado?”. Responda a questão exposta pelo autor através de um texto dissertativo que tenha no mínimo 8 (oito) linhas e no máximo 10 (dez) linhas. (1,0 ponto)
c)O Prof. Paranhos aprofunda a análise do significado da política inicialmente apresentando um breve histórico da denominada Ciência Política e, em seguida, exibe como os estudos apresentados no início do século XX pelo sociólogo alemão Max Weber nortearam o entendimento de que a política, exercida em que nível for, envolve relações de poder. Esclareça, através de um texto dissertativo que tenha no mínimo 8 (oito) linhas e no máximo 10 (dez) linhas, de que forma se concretizam os vínculos entre política e poder. (1,0 ponto)
2ª. Questão:
Ao discorrer sobre ideologia, o Prof. Vitor Marinho de