ad2 artes
Releia as aulas 11 a 20 dos cadernos didáticos, voltadas para o teatro na escola. A partir do que foi tratado, elabore você mesmo uma atividade cênica para uma turma de alunos (determine você para que ano do ensino fundamental). Você pode se inspirar nas atividades exemplificadas ao longo destas aulas. Estruture a sua atividade: ela deve conter as etapas sugeridas na aula 15 (integração do grupo – estímulo cênico – composição cênica – avaliação). Descreva aqui a atividade, em cada uma de suas etapas.
Atividade para ser realizada com o 2º ano do ensino fundamental.
1º momento: A atividade se inicia sempre com a vivência de um jogo tradicional (pular corda, pato ganso, coelho na toca etc), que trazem em sua essência a necessidade de se representar personagens (coelho, pato, ganso) em um determinado cenário (toca, rua etc).
2º momento: Em seguida o professor introduz gradativamente o jogo teatral. Nessa atividade a turma é dividida em três ou quatro grupos. Depois da divisão o professor sugere em cada grupo a apresentação de um lugar (uma praia, um cinema, uma escola), nesse momento será explorado o onde. Cada grupo saberá que deverá representar para os outros grupos o lugar que foi apresentado pelo professor. Nesse momento os grupos que não estão representando são a platéia. A apresentação se dará através de gestos, eles não podem falar, apenas representar.
Os grupos têm um tempo para poder ensaiar (por volta de 20 minutos), depois cada grupo apresenta.
3º momento: Ao final de cada apresentação a platéia tem a oportunidade de avaliar o grupo, informando se o grupo que apresentou conseguiu mostrar onde estavam. A avaliação não tem a função de apontar os erros e sim soluções, para a comunicação palco/platéia, nesse momento o professor deverá estimular a platéia a sugerir outras possibilidades.
Além da avaliação oral o professor poderá sugerir o registro escrito, ou através do desenho do que as crianças vivenciaram naquele dia,