AD1Avaliação e Educação 2014.1

742 palavras 3 páginas
AD1 Avaliação e Educação 2014.1

1ª Questão.
a) Que equivoco existe no entendimento de “avaliação” segundo Luckesi? (1 ponto)
R: O equívoco está no fato de a maioria das escolas promoverem exames, como sendo avaliações, quando na verdade estas não são práticas de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. Segundo Luckesi, a avaliação verifica onde o educando está manifestando carências colaborando assim na tomada de decisão de como ajudá-lo a superar suas dificuldades, o que não ocorre na realidade das salas de aula.

b) O que significa dizer que a avaliação é classificatória? (1 ponto)
R: Significa dizer que, quando os professores realizam as correções das provas dos alunos, estes são classificados em aprovados ou reprovados, através de uma escala classificatória de notas que vão de zero a dez. É na verdade um processo que inclui os estudantes que conseguem alcançar a nota estabelecida, e exclui aqueles que não conseguem.

2ª Questão
Luckesi finaliza o vídeo com uma pergunta: “E se eu não tiver as provas, como eu controlo o aluno? Como faço ele estudar?”
a) Explique qual é o contexto desta pergunta e imagine qual seria a resposta de Luckesi.(1 ponto)
R: A pergunta sugere um tipo de ensino no qual o professor exerce autoridade sobre o educando, que o desqualifica e disciplina obrigando-o a submeter-se à ordem escolar , e Luckesi acredita que para avaliar o aluno é preciso verificar o que o aluno aprendeu, e também aquilo que ainda falta aprender. É preciso valorizar o conhecimento que o aluno já possui e suas conquistas. Avaliá-lo em relação a ele próprio, valorizando seus conhecimentos prévios e criando métodos que instiguem o aluno, que aguce sua curiosidade em aprender e de expor suas opiniões sem medo, para que ele chegue a ser um cidadão crítico e bem preparado.
.

b) E você, o que você acha desta pergunta? Como você a responderia?(1 ponto)

Relacionados