AD1 Sociologia da Educa o 2013
763 palavras
4 páginas
DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2013. 2ATIVIDADE À DISTÂNCIA 1
Parte I: Atividades de compreensão e reflexão sobre os conteúdos.( valor 6,0 pontos)
1. Qual concepção de sociedade emerge da obra de Durkheim? De que modo ela colabora para a compreensão das relações sociais na sociedade contemporânea? (1,5)
R: Para Durkheim a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas (que não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas elas estão dentro dos limites que a sociedade impõe podendo ser punido caso não as cumpra. A sociedade é para Durkheim uma entidade moral. Compreendendo que as relações sociais só são possíveis em virtude da existência de regras coletivas, sem as quais seríamos conduzidos a uma situação crítica.
2. O que são para Durkheim, os Fatos Sociais? Como eles podem ser caracterizados? (1,0)
R: Fatos sociais são o conjunto de normas e regras coletivas que orientam e condicionam as ações individuais. Os fatos sociais podem ser caracterizados por serem exteriores (criados a partir da vontade coletiva, sua existência não depende da minha concordância individual), coercitivos (há uma punição para quem não cumprir cada regra criada pela coletividade) e gerais (as regras são aceitas e colocadas em prática pela maioria da sociedade).
3. Por que para Durkheim, a educação é um fato social?(1,0)
R: Educação é um fato social porque a escola é a transmissora das orientações da sociedade, responsável pela formação do ser social. É através da educação que o jovem aprende a aceitar regras que independem da vontade individual e compreende que o não cumprimento de determinadas regras irão gerar certas conseqüências.
4. Qual a concepção de sociedade, Karl Marx apresenta sobre a sociedade capitalista? Qual sua importância para a compreensão da nossa vida cotidiana? (1,5)
R: Segundo Marx, “A história das sociedades é a história da luta de classes”, onde as classes dirigentes exploram as classes