AD1 Literatura na formação do leitor
Questão 1 (2 pontos)
Leia o trecho abaixo retirado de seu material didático e responda às perguntas de maneira clara, citando passagens do material para construir a sua resposta e buscando exemplificações.
[...] na vivência, há mera reação aos choques da vida cotidiana, a ação se esgota no momento de sua realização (por isso é finita); na experiência, o que é vivido é pensado, narrado, a ação é contada a um outro, compartilhada, se tornando infinita. Esse caráter histórico, de ir além do tempo vivido e de ser coletivo, constitui a experiência. Mas o que significa entender a leitura e a escrita como experiência? [...] Quando penso na leitura como experiência [...] refiro-me a momentos em que fazemos comentários sobre livros ou revistas que lemos, trocando, negando, elogiando ou criticando, contando mesmo. [...] O que faz da leitura uma experiência é entrar nessa corrente onde a leitura é partilhada. [...] Defendo a leitura da literatura e de textos que têm dimensão artística, não por erudição, mas porque são textos capazes de inquietar [...]. (de KRAMER, 2000, pp. 28-29).
1.1. Comente a opinião transmitida no trecho acima. Em que acredita o autor a respeito da leitura literária?
Para a autora a leitura literária deve ser incentivada porque ela oferece um texto que “inquieta’, isso é, um texto que não informa (apenas), não oferece somente uma historia ou um caso novo, mas que tem (em geral, dependendo de sua qualidade) uma condição de mudar a percepção do leitor, de algum modo: ou sobre a linguagem, ou sobre as ideias que promove, ou sobre uma visão mais poética do mundo, ou sobre algum detalhe da vida para o qual há pouca atenção. A literatura move a inteligência e a sensibilidade do leitor.
1.2. Estabeleça uma relação entre esse comentário e os conceitos de leitura reduzida e de leitura ampliada.
A leitura literária será sempre leitura ampliada, a leitura resuzida