Ad1 - leitura e produção
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções, quando submetida a uma tensão axial em consequência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
Agora, em um único texto de 8 a 10 linhas, cite e explique o que predomina em relação:
a. À função predominante de linguagem;
b. Ao nível de linguagem;
c. Ao fator que determina a variação.
No texto acima podemos notar que a função predominante da língua é a referencial, onde o emissor nos passa informações reais de forma direta, falando sempre na terceira pessoa do singular.
Utilizando uma linguagem culta o emissor começa explicando de forma fácil a semelhança entre a sacarose da cana de açúcar e a sacarose do mel produzido pelas abelhas, entretanto para concluir, ele usa termos mais técnicos, onde pessoas de diferentes grupos socias e profissionais não entenderiam tão facilmente a afirmação final.
2. Vamos comparar dois textos que têm como tema a ‘transitoriedade’ da vida. Um deles é um trecho oral retirado de uma entrevista, e outro é um texto de Carlos Drummond de Andrade, retirado do livro “Contos plausíveis” (Rio, J. O., 1985). Após a leitura, levante características da linguagem falada e da escrita, procurando destacar as diferenças e analisando o porquê dessas diferenças. (1.0 ponto)
Trecho de conversa