AD1 INFORMATICA ADM CEDERJ
1055 palavras
5 páginas
ALUNA: _____________________________________________________MATRÍCULA: ________________________________________________
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPERCTIVAS E DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA
INTRODUÇÃO
A Educação a Distância (EAD) não é uma forma recente de transmitir conhecimento, visto que desde i século passado existem experiências nesse campo. No entanto, é inegável o impulso obtido na última década, principalmente em função da facilidade de utilização dos recursos da informática e da popularização do acesso à Internet. Apesar disso, em virtude das desigualdades sociais, a realidade brasileira é bem diferente de outros países, sendo ainda pequeno o contingente populacional que utiliza novas tecnologias e somente 5% da população possuem acesso à grande rede.
No Brasil, a Educação à Distância está normalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Decretos subsequentes, dentre eles o de n° 2494/98 que define em seu art. 2°: “os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão de ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional e de graduação serão oferecidos por instituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim [...]”.1
EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL
A história do EAD no Brasil se iniciou com a criação, em 1941, do Instituto Universal Brasileiro (IUB), que oferecia cursos por correspondência, beneficiando mais de 3,6 milhões de pessoas até hoje. Em 1947, surgiu a primeira experiência de curso radiofônico da Universidade do Ar promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Funcionou até 1962.
Em 1967, a Editora Abril lançou a enciclopédia Conhecer, em fascículos, totalizando 12 volumes. No mesmo ano, o Ministério da Educação criou a Funtevê, atual TVE, e o governo de São Paulo criou a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), voltadas para atividades culturais e educativas.
Em