Ad1 gtb
R: Além do desenvolvimento do conhecimento, a evolução do estudo das células se deu também junto ao aprimoramento das técnicas, ao longo do século XIX, criando condições favoráveis de investigação dos fenômenos biológicos. Na busca por dados reprodutíveis, procurou-se controlar as aberrações dos microscópicos artesanais, construídos de modos diversos e que conduziam a resultados muito subjetivos, pautados na crença do cientista. Somente com a difusão dos laboratórios, os instrumentos, sobretudo o microscópio, serão padronizados permitindo dessa maneira a obtenção de resultados reprodutíveis. Nesse mesmo contexto em que as ferramentas do pesquisador se aprimoram, a problemática da investigação e os métodos passam a ser definidos não mais intuitivamente, todavia por uma sociedade científica internacional.
Segunda questão
R: Desenvolvimento de novos métodos de estudos e equipamentos tecnológicos;
Transformações na sociedade científica onde o cientista deixa de ser visto como um “filósofo generalista” para tornar-se o “profissional da ciência”, tentando buscar uma explicação para a origem da vida através de métodos científicos; Avanços nos estudos dos seres vivos com a descoberta da organização celular dos vegetais e da existência do núcleo em células vegetais e em certas células animais.
Terceira questão
R: Célula caracterizada por possuir um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro celular que encerra o material genético. As células eucarióticas têm uma organização estrutural complexa. Apresentam um conjunto de organelos celulares, possuindo um complexo sistema membranar interno (retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos, etc.)Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares. A natureza da linhagem eucarionte é incerta. A maior parte das evidências aponta para um procarionte que teria se destacado de um ramo arquibacteriano