Ad1 Geologia
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1 (2015.1)
Os meteoritos fizeram parte da criação catastrófica do planeta Terra. O nosso planeta surgiu dos restos do Sistema Solar, ou seja, estes fragmentos de matéria sólida – provenientes de espaços interplanetários – ao colidirem entre si acabaram por se agrupar em estruturas maiores. Após a formação deste protoplaneta, a massa de rochas, com elevado calor, passou a derreter tudo que era atraído pela Terra, devido à sua densidade crescente.
Após o núcleo se fundir, os elementos mais densos permaneceram no interior e os mais leves deram origem à crosta terrestre. Prosseguindo assim a evolução da formação do nosso planeta. Algumas hipóteses levam a crer que variados tipos de meteoritos formaram a gênese de nosso planeta, bem como, originaram a lua (satélite terrestre), após um grande impacto.
Algumas das muitas teorias da formação da Terra, igualmente debatem sobre a influência dos impactos de meteoritos sobre a vida na Terra. Cientistas afirmam que compostos pré-bióticos podem ter vindo do espaço. No entanto, outros estudos consideram que as reações químicas extremas causadas pelos impactos dos meteoritos podem ter sido essenciais para a criação da vida nos mares primordiais.
Os impactos forneciam grande quantidade de carbono, cruciais para a vida e criavam uma “panela de pressão” química, que permitia sintetizar os fundamentos das moléculas biológicas. Esta última hipótese, ainda que oposta, veio a somar ao experimento de Urey e Miller, que condicionava o surgimento de vida às condições propícias da Terra primitiva.
Atualmente, os impactos de meteoritos somente são considerados quando estes são de grande porte, uma vez que os menores (grande maioria) são destruídos ao ingressar na atmosfera terrestre. O impacto de um meteorito pode ser tão extremo que acarreta alterações significantes na superfície terrestre, devido às altas pressões e temperaturas.
O intemperismo pode ser causado pelos impactos,