AD1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2
A ação educacional no Brasil e no mundo, nos últimos tempos, tem outorgado um papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos na perspectiva psicogenética e construtiva. A Psicologia, como descrita na literatura é o estudo da mente e educação como um processo de ensino e aprendizagem, juntos tem proporcionado grande contribuição na área da educação. Seus conceitos popularmente consagrados, como os de aprendizagem, compreensão e desenvolvimento, estão definitivamente incorporados ao linguajar cotidiano do educador. A Psicologia define aprendizado como o processo de organização das informações e de integração com o conhecimento já adquirido. E este processo pode ser dividido em duas formas, o mecânico e o significativo. O primeiro se define pelo modo como o individuo adquire a informação com pouca ou nenhuma associação de conceitos já existentes na estrutura cognitivas. O segundo processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos disponíveis na estrutura cognitivas.
Outro conceito que também está ligado a Psicologia e diretamente a aprendizagem seria a compreensão. Cada pessoa tem um modo de compreensão. Cada uma tem uma bagagem intelectual e de vida diferente. Como já descrito na literatura, foi realizado um experimento para verificar o comportamento de um rato, em que o mesmo com sede, compreende que ao pressionar a barra na caixa será liberado água. Desta forma com o conhecimento adquirido ele aprende que toda vez que tiver sede, será necessário pressionar a barra na caixa para liberar água.
Através da compreensão e aprendizagem o individuo desde seu nascimento até a idade adulta adquire um desenvolvimento intelectual com o mais completo grau de maturidade e estabilidade. Esta forma de organização da atividade mental que vai se aperfeiçoando e solidificando até o momento em que em que todos estes conceitos estão plenamente desenvolvidos.
Desta