AD1 FILOSOFIA parte 2
1. Apresente as definições correntes na língua portuguesa para as palavras cujo significado você afirmou desconhecer.
Respostas pesquisadas no dicionário Aurélio.
a) Ágora: Praça pública das antigas cidades gregas
b) Apanágio: propriedade característica
c) Engendrar: Gerar, produzir
d) Heteronomia: Condição de pessoa ou grupo que recebe de outrem a lei a que se deve submeter.
e) Neoescolástico: - Relativo à filosofia cristã da Idade Média, caracterizada sobretudo pelo problema da relação entre fé e razão.
f) Niilismo: 1. Descrença absoluta. 2. Doutrina segundo a qual nada existe de absoluto.
g) Ontologia: Parte da filosofia que trata da natureza do ser.
h) Outorgar: 1. Consentir em, aprovar. 2. Dar, conceder. 3. Atribuir, imputar
i) Paradoxalmente: paradoxo: 1. Conceito que é ou parece contrário ao senso comum. 2. Afirmação que vai de encontro a sistemas ou pressupostos que se impuseram como incontestáveis ao pensamento.
j) Platônica: De, ou relativo a Platão ou a sua filosofia.
k) Poiética:
l) Tecnocrata: 1. Alto funcionário que faz prevalecer o aspecto técnico de um problema em detrimento do social. 2. Aquele de defende a tecnocracia.
2. Registre os avanços que você realizou na compreensão das idéias e raciocínios que afirmou não conseguir acompanhar: o que foi possível ganhar de entendimento?
Para eu entender o que o texto dizia, iniciando pelo título, tentei primeiro ler o texto como um todo e depois procurar os significados das palavras que não conseguia definir. Assisti ao vídeo das aulas 1 e 2 e ainda, acompanhei as discussões no face. A partir daí sintetizei o que consegui compreender.
Historicamente a filosofia passou por várias situações bem distintas entre si. Na antiguidade a filosofia e a democracia andavam juntas, uma vez que o exercício da cidadania permitia a liberdade de expressão e participação nas decisões da sociedade. Na Idade Média com o surgimento de novos conceitos filosóficos tal como a