AD1 de portugues
Na aula 3, discutimos alguns conceitos-chave importantes para o ensino da Língua Portuguesa. A partir dessa discussão, foi proposto que se observasse como tais conceitos podem interferir em nossas propostas didáticas. Analise a correção feita por uma professora no exercício abaixo e responda às questões propostas: A) Lendo as questões e as correções, destaque o que está sendo privilegiado na avaliação: o diálogo, a compreensão responsiva, ou a estrutura da frase. Justifique sua resposta.
R: Acredito que seja a estrutura da frase,porque aparentemente a criança soube interpretar a perguntar, mas “errou” na hora de escrever sua resposta(estruturar a frase).
B) Comente as consequências negativas para o ensino de língua da abordagem que, enfatizando as estruturas da língua, põe de lado a possibilidade de o aluno privilegiar o diálogo com o texto. Em seu comentário, disserte sobre a diferença entre as abordagens estruturalista e dialógica.
R: Na abordagem estruturalista é enfatizado o uso de regras e códigos(norma padrão) para transmitir uma mensagem,isso muitas vezes afasta a maioria das pessoas,pois no cotidiano não se preocupam em pronunciar as palavras corretamente de acordo com a língua portuguesa. Já a estrutura dialógica permite, aos alunos, que se manifestem de maneira coloquial, não expondo o aluno ao “erro”.
Questão 2 ( 4 pt: a) 2pontos; b) 2 pontos).
Na aula 4, temos a seguinte definição de ideologia: "um conjunto de ideias, princípios, valores que refletem uma visão de mundo, orientando uma forma de ação". Este conceito é utilizado para dar suporte às discussões sobre estrutura, sistema e ensino de língua. Releia esta unidade e explique, com suas palavras, o que significam as expressões abaixo:
a) signo ideológico
R: o siginigo ideológico á a linguagem.
b) caráter dialógico da linguagem R: O caráter dialógico da linguagem, são os valores pessoais e sociais,