AD1 Alfabetiza o
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo: Nova Iguaçu
Disciplina: Alfabetização 1
Avaliação a Distância 1
Data: 24/02/2015
Aluno/a: Eduarda Guimarães Souza
Matrícula: 15112080115
Questão 1
Professora 1 – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental a mais de 10 anos, acredita que a alfabetização é um processo contínuo, que se estende durante os próximos anos do Ensino Fundamental I, para ela alfabetização e letramento devem ocorrem simultaneamente
Professora 2 – A professora está no magistério a 15 anos e trabalha com o 1º ano desde 2009, a mesma utiliza métodos mais tradicionais para ensinar seus alunos. Ela acredita que o aluno deve ser alfabetizado e posteriormente o processo de letramento ocorre com ele.
Texto
Antigamente acreditava-se que a alfabetização era um processo único, onde o indivíduo aprendia a grafar e a ler as letras e fonemas, logo formar frases e textos, porém hoje cria-se uma polêmica gerada pela incapacidade de muitos jovens de interpretar e construir diferentes tipos de texto.
O letramento é um processo que ocorre antes mesmo da alfabetização, é o conhecimento de mundo, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento, deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização.
É importante que o professor percebe que para a criança aprender é necessário que ela associe o que foi aprendido com a sua realidade. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita, sempre considerando à leitura de mundo de nossos alunos com suas inúmeras diferenças.
Questão 2
Reforma Protestante
A reforma abrangeu transformações políticas, econômicas, religiosas, morais, filosóficas, literárias e nas instituições. Foi de fato, uma revolta e uma reconstrução.
Na educação, as