AD1_2014-2 Educação e Trabalho _Cederj
636 palavras
3 páginas
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃONas experiências que trazemos da nossa trajetória de estudantes e/ou docentes percebemos a relação que tem a educação com o trabalho, tanto na vida da criança, quanto do jovem e adulto.
Disto podemos destacar três movimentos imprescindíveis para pensarmos a relação trabalho e educação em um curso de formação de professores.
Considerando esta experiência e os Textos: 01, 02, 03 e 04 do Cronograma, participe desse debate respondendo às três questões abaixo:
QUESTÃO 01 =
[3.5 Pontos]
Aponte qual é a centralidade do trabalho na vida dos professores e da categoria trabalho para compreender a docência?
GABARITO:
Em linhas gerais, espera-se que o estudante desenvolva a ideia de que a centralidade do trabalho na vida dos professores está ligada equivocadamente à sua preocupação com o mercado de trabalho, mas o que deveria ter maior importância seria o trabalho e a educação para a vida. Isto torna necessário pensarmos a formação e o trabalho docente articulados com as condições de trabalho, as políticas educacionais que executam e financiam a educação. Daí a necessidade de recuperar a noção de trabalho (categoria trabalho) como elemento central da vida humana em seu processo de Humanização. Neste sentido, os textos: 02 (Engels), 03 (Saviani) e 04 (Sousa), deixam clara esta relação e a definição do conceito de Trabalho, de Educação, bem como sobre a articulação da formação docente com a relação trabalho e educação.
QUESTÃO 02 =
[3.0 Pontos]
Analise a condição de estudante-trabalhador em que está colocada parte significativa dos estudantes de pedagogia?
GABARITO:
Deve-se perceber a relação que tem a educação com o trabalho, tanto na vida da criança, quanto do jovem e adulto e na sua própria como profissional da docência em formação, que ao mesmo tempo em que é estudante, educando de um curso profissionalizante em nível superior (Pedagogo/a), também é trabalhador, muitas vezes, para manter a sua formação na