AD PARASITO
ALUNA: CLÁUDIA PAZ SAMPAIO
UNINOVAFAPI -3º PERÍODO/ MEDICINA
1) A) A fase sexuada ou coccidiana do ciclo biológico do toxoplasma que ocorre no gato ou em outros felídeos acontece da seguinte maneira, inicia-se quando eles ingerem oocistos, cistos ou trofozoítos que se desenvolverão no seu epitélio intestinal. Por esquizogonia os esporozoítos ou trofozoítos dão origem a esquizontes e merozoítos, estes ultimos geram macro e microgametas, respectivamente gametas femininos e masculinos, a união destes gera o zigoto ou ovo que por processo complexo forma o oocisto. A célula parasitada rompe-se e esse oocisto é liberado nas fezes do felino. No meio externo o oocisto amadurece e forma 2 esporocistos com 4 esporozoítos cada.
B) Na fase sexuada do ciclo biológico do toxoplasma o homem ou outro hospedeiro suscetível ingere água ou alimentos contaminados com oocistos maduros que contém esporozoítos ou cistos contendo bradizoítos. Ao atingirem o tubo gastrointestinal e atravessarem a mucosa os esporozoítos, bradizoítos ou taquizoítos multiplicam-se rapidamente no meio intracelular e invadem vários tipos celulares do organismo, onde formam vacúolos parasitóforos e ali se dividem por endogenia. Dessa maneira novo taquizoítos são gerados e disseminam-se pelo organismo após a lise da célula infectada, por meio da linfa ou sangue. Quando a resposta imune do organismo se inicia o número de parasitos diminui e surgem os cistos que caracterizam a fase crônica da doença e permanecem latentes até sua reagudização.
2) O parasita apresenta uma morfologia variada dependendo do habitat e do seu estágio evolutivo. As formas mais comuns e infectantes são taquizoítos, bradizoítos e esporozoítos, tendo também o cisto e oocisto.
O taquizoíto, antes chamado trofozoíto ou forma livre apresenta-se em forma de arco, banana ou meia lua. É ovóide ou piriforme com uma extremidade alongada e outra afilada. Mede 2 por 6 micrômetros de diâmetro, quando corado pelo