ad medicina aero
Leia os textos:
* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.
Disponível em http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/3
* Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984.
Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/leis/lei7183%20.pdf
Escreva sobre o modo que o tema fadiga tem sido abordado no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não seja o ambiente aeronáutico? Tenha liberdade para expor sua percepção, criticar positiva ou negativamente e elaborar propostas.
R:
Ainda não entrei no mercado de trabalho, mas reunindo as informações que eu tive, nem todas as empresas estão preocupada com a fadiga dos seus funcionários. Mas esse tema vem se tornando comum na administração das grandes empresas. É necessário e estão sendo feitas mudanças no ambiente de trabalho. As mais visíveis são a flexibilização do horário de trabalho e o acompanhamento de profissionais da aérea. Alguns indivíduos tem uma resistência maior a fadiga que outros. Pensando nisso, a carga de trabalho de cada funcionário deveria ser adaptada a sua capacidade, para q o mesmo consiga desempenha sua função com o maximo de qualidade.
Questão 2 (5,0 pontos)
A sobrecarga autoprovocada é um tipo particular de estresse. Comente sobre suas particularidades e argumente sobre a menor ou maior facilidade de gerenciamento da sobrecarga autoprovocada em relação ao estresse de uma forma geral?
R:
A sobrecarga autoprovocada é o estresse que o individuo impõe sobre si. Essa carga extra de estresse pode surgir devido a vícios, como o tabagismo e o consumo de álcool, uma dieta não balanceada, a falta de sono ou ao uso de medicamentos. O combate da sobrecarga autoprovocada depende apenas do individuo e alguns casos, o individuo precisa ter consciência que precisa de ajuda. Quando o motivo da sobrecarga autoprovocada é uma dieta não balanceada,