Ad leitura e produção textual
Nome do aluno: Pamela Medeiros
Disciplina: Leitura e Produção Textual
Professor tutor: Perpétua
Caro(a) aluno(a)
Não é difícil perceber que, como seres humanos que somos, agimos no mundo, interagimos uns com os outros e buscamos atribuir sentidos àquilo que vivemos e experimentamos. E isso tudo é feito por meio da linguagem, que se constitui não somente forma de representação, mas também de interação.
Nas práticas da vida cotidiana, portanto, o homem ao mesmo tempo produz e recebe as diferentes linguagens: linguagem verbal e linguagem não-verbal.
Conhecer e investigar, de maneira crítica e reflexiva, essas duas formas de linguagem, bem como as implicações que as envolvem, é um modo de ampliarmos as possibilidades de participação social significativa.
É isso que pretendemos com a disciplina Leitura e Produção Textual e, agora especialmente, com esta avaliação.
Vamos lá?
Em muitas produções de linguagem encontramos uma forte relação entre a linguagem verbal e a não-verbal. Há casos, inclusive, em que o sentido de uma é resultado do que vem expresso pela outra.
1. Faça uma leitura do texto abaixo e proceda conforme se solicita.
[pic]
a) Considerando o texto, percebe-se que o cartunista estabeleceu uma forte relação de sentido entre o verbal e o não-verbal.
Especificamente analisando o último quadrinho, explique a relação de sentido que se pode depreender entre o verbo ERA, empregado no pretérito perfeito, e a imagem da palmeira ali evidenciada. (2,0 pontos)
Resposta 1: A relação de sentido que se pode depreender entre o verbo era é de que existia uma palmeira ali, porém foi cortada, o quadrinho chama a atenção para o desmatamento.
2. Ao pensarmos sobre as línguas em geral, não podemos perder de vista a existência do fenômeno da variação que as caracteriza. Ou seja,