Ad introdução ao agronegocio
Angélica Teixeira de Souza
AD1
Itaperuna
1)Se um determinado alimento aumenta o preço, a tendência é que se busque por um produto que seja mais barato, visando a substituição daquele. Um exemplo seria o leite que em 2007, de acordo com um estudo da Latin Panel aumentou 10% e teve queda de 5% no consumo. Por outro lado, a demanda de bebidas a base de soja e iogurtes aumentou em 25%, mesmo não havendo redução no preço desses produtos.
1.2) O aumento ou redução da renda dos brasileiros interfere no consumo, surgindo a necessidade de substituir até mesmo gêneros de primeira necessidade. Segundo a pesquisa Tendências – Bimestral da A.C Nielsen, em 2003 as vendas de produtos de primeira necessidade caíram 0,52% nos primeiros sete meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Um exemplo é o arroz que reduziu em 2,83% o seu consumo.
A tecnologia nesse enfoque dinâmico tem importância como agente que induz mudanças econômicas e busca aplicar conceitos que advém da organização industrial que passam a fornecer os mais importantes critérios de análise e planejamento estratégicos. Entre os segmentos, as relações ocorrem em um ambiente onde participam as organizações como associações, federações, cooperativas e sistemas de informações, etc e instituições como tradições, cultura, nível educacional, sistema legal, etc.
A gestão, nos sistemas agroindustriais é exercida por mecanismos ou órgãos de coordenação tais como: programas governamentais, mercado à vista, mercado de futuros, cooperativas, associações de capital de risco, institutos de bancos de dados, associação de empresas e firmas individuais, integração vertical.
A agricultura, devido a influência da industrialização deixa de ser um setor isolado da economia e surge como participante de um grande conjunto de atividades inter-relacionadas, se tornando dependente. A agricultura irá aumentar seus custos sem poder compensá-los com uma