Ad Contabilidade Tributaria E Planejamento
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO/TURMA 22
Contabilidade Tributária e Planejamento Tributário
LAYRA SILVA DE BRITO ALMEIDA
RECIFE/PERNAMBUCO
2015
1. INTRODUÇÃO
A presente atividade faz referência a disciplina de Contabilidade Tributária e Planejamento Tributário, referente ao tema: Princípio Fundamental de Contabilidade conceito e o momento de utilização no exercício da profissão.
O objetivo deste estudo trata-se sobre qual o Princípio Fundamental de Contabilidade que determina que o registro das receitas e despesas deve ser incluído na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente do recebimento ou pagamento.
2. DESENVOLVIMENTO
O Princípio Fundamental de Contabilidade da atividade em questão é o Principio da Competência (letra “a” da AD).
Pois o Princípio da Competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em um determinado período.
A Resolução nº 1282/2010 do Conselho Federal de Contabilidade: “Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento”.
Parágrafo único. “O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas”.
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Todas as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de pagamento ou recebimento.
3. CONCLUSÃO
Diante do exposto, a conclusão que temos é que o Princípio da Competência consiste no