Ad conflitos e eventos críticos
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |
Disciplina: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos
Curso: Gestão em Segurança Pública
Professor: Oscar Alves Simões Filho
Nome do aluno:
Data: 08/05/2012
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. No gerenciamento de uma crise, a figura do negociador é fundamental. Quem deve ser essa pessoa e qual seu perfil? Uma pessoa só basta? (3,0)
Resposta: O negociador tem uma atuação de grande responsabilidade no processo de gerenciamento de crises. Saber negociar é uma virtude que impõe ao administrador público qualificação diferenciada e cultura profissional. Deve ser possuidor do curso de gerenciamento de crises e ter conhecimento global da doutrina; respeitabilidade e confiabilidade; maleabilidade; fleuma (serenidade, impassibilidade) e paciência; espírito de equipe; disciplina (intelectual), autoconfiança e autocontrole; comunicabilidade; perspicácia e o mais importante: não possuir poder de decisão.
É recomendável que sejam designados pelo menos 02 (dois) negociadores de reféns, pois, as negociações são frequentes e extensas, sendo mentalmente exaustivas É conveniente ter-se três negociadores operando, enquanto um negocia os outros dois assessoram.
2. Qual a importância de se observar as regras de negociação? Quais os princípios que norteiam um processo de negociação? (3,5)
Resposta: As regras são de estudos realizados a partir de ocorrências passadas e sempre são aprimoradas, sendo de importância extrema sua observação e aplicação no gerenciamento da crise para que obtenha sucesso na operação.
Como princípios: preservar vidas de vítimas, e se possível dos