Ad ciência e pesquisa
R: O texto aborta dois tipos de conhecimento: filosófico e popular, sendo o primeiro mais exaltado.
O ser humano sentiu, não só curiosidade, mas também a necessidade de refletir os fatos de um modo isolado, atingindo as raízes do problema através do estímulo do pensamento.
Pode-se destacar mais uma característica desse conhecimento a de utilizar o poder da razão para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas, para que se possa refletir de forma radical, rigorosa e de conjunto sobre a realidade, bem exemplificado na frase “pensar o cotidiano - analisar criticamente a realidade” e ainda questionar o mundo, deixando de lado a experiência sensorial, que está evidenciada no conhecimento popular.
Esse tipo de conhecimento, que também é conhecido como senso comum, provém da experiência de vida, do viver e aprender, do que é passado de geração para geração pelos familiares, sabedoria proveniente da cultura popular.
Segundo Köche, tal conhecimento ajuda a resolver problemas imediatos, porém tem linguagem vaga e baixo poder de crítica, assim como retrata o texto em “ajustar-se acriticamente a sociedade”.
Então, para o ser humano, apenas viver o dia a dia não é suficiente, é preciso questionar os fatos, colocar à prova as coisas, deixar despertar emoções e sentimentos dentro de si... ter fé.
2. Os estudos sobre os tipos de conhecimento, consistem em identificar as diferenças que existem de acordo com as características de cada um, percebendo a realidade a partir de ângulos diferentes. Diante disso, analise as palavras abaixo e indique o nível de conhecimento com que mais se aproximam. Justifique sua resposta com,