AD 2 FEII
Educação Formal Construtiva
A educação possui um papel fundamental perante a sociedade e faz parte da vida de cada ser humano. A forma de educar e sua importância vêm mudando ao longo dos anos. Nas sociedades tribais a educação era dada por seus membros e o saber era considerado uma forma de poder. Na Antiguidade grega, quando não existia a escrita, a educação era dada pela família. Na Idade Média, foram fundadas escolas a fim de instruir os noviços. Apesar dessas diferenças, em ambas as épocas a escola atuava de forma partilhada com a família e não era uma instituição tão rigorosa. A escola tradicional proporciona uma educação formal, em que é mediada pelo professor e tem como objetivo o ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados1. Estes processos de ensino aprendizagem são descritos na literatura pelos autores Lev Vygotskye Vygotsky, com a teoria da psicologia socio-histórica e Jean Piaget, com a teoria da Epstemologia Genética2.
Lev Semynovich Vygotsky nasceu em Orsha, Bielo-Rússia, faleceu aos 38 anos vítima de tuberculose. Teve uma breve carreira com grande contribuição no ramo da Psicologia no que diz respeito à compreensão do processo de desenvolvimento do indivíduo.
De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a linguagem humana é o principal instrumento de mediação, constituindo-se como um sistema simbólico fundamental para mediação de sujeito/objeto. Ele afirmava que a aprendizagem e o desenvolvimento são processos distintos e não deveriam ser confundidos, contudo interagem mutuamente. O aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimentoError: Reference source not found.
Dentro desse contexto, Vygotsky leva em consideração dois tipos de desenvolvimento: real e proximal. O desenvolvimento real consiste na solução independente dos