AD 1 metodologia
Ele não desmerece a ciência, mas acredita que ela é apenas o refinamento do senso comum. Também defende que a ciência é a especialização numa determinada área, restringindo assim o pensamento a respeito das demais.
O senso comum é a reunião das experiências vividas por uma sociedade, com conhecimentos adquiridos por ela mesma, através da necessidade de resolver questões cotidianas.
Entretanto o surgimento da ciência fez com que as pessoas “comuns” deixassem de se preocupar com a resolução de seus problemas, confiando aos cientistas pensar e resolvê-los em seu lugar.
Compartilhando o pensamento de Rubem Alves, acredito que tal comportamento não é saudável para a sociedade, desqualificando-a como ser humano, ser pensante e racional. Por que não questionar a ciência? Por que não compreender nós mesmos o que nos aflige? Por que nos acomodar com respostas pensadas por outros, que talvez não tivessem os mesmos questionamentos tivemos?
O senso comum permitiu que as pessoas aprendessem com as próprias experiências, buscando as soluções necessárias para seus problemas e com isso possibilitou conhecimento em diversas áreas. A importância das ciências é inquestionável, não se pode negar, porém devemos manter nossa curiosidade em relação as coisas, pensar sobre elas, questioná-las, saber o porquê de sua importância, só assim seremos capazes de nos manter humanos.
Bibliografia Básica
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência, introdução ao jogo e suas regras. 12ª edição. São Paulo: edições Loyola, 1994.