AD 1 Administraçã Publica
Objetivo: Identificar o sistema de delegação e as relações de poder nas organizações.
Questão: Relate, a partir de seu ambiente de trabalho (ou outro caso em particular), como o sistema de relações de poder está estruturado, segundo as premissas apontadas por Maximiano: poder de recompensa, coercitivo, legítimo, controle de informação, de referência e técnico. A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição pública, onde é possível verificar maior quantidade de relações de poder entre a Administração Superior da instituição para com seu grupo pertencente ao quadro permanente que compõe a coordenação durante o mandado político por exemplo:
Poder de Recompensa: Esse tipo de poder é bastante utilizado nas relações entre Coordenadores, Diretores e Chefes de Setores. Um exemplo onde posso observar claramente o poder de recompensa em minha organização, é que por exemplo, aos Defensores que pertencem a esse grupo recebem designações na capital do Estado, além de poderem controlar órgãos especializados o que permite uma acumulação de cargos e consequentemente de benefícios. Já para os funcionários que Coordenação setores administrativos nesse grupo são concedidos gratificações e cargos em comissões gerando assim também um aumento salarial.
Poder coercitivo: O Coordenador tem várias ferramentas de avaliação além de poder punir seus funcionários com advertência (que pode chegar ao nível de exoneração, caso tenha 5 advertência), existem também as avaliações periódicas de desempenhos. Caso o funcionário possui advertência, além de influenciar negativamente para a sua escalada dentro da instituição, a fim de participar de processo seletivo interno para buscar uma melhor posição, uma