Acústica
No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.
Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma: * Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão; * Bidimensionais: propagam-se num plano; * Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.
Quanto à natureza, as ondas se classificam em: * Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras; * Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.
Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em: * Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração como, por exemplo, as ondas eletromagnéticas. * Ondas longitudinais: nessas ondas a direção de propagação se coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e gases a onda se propaga dessa forma.
Para descrever uma onda é necessária uma série de grandezas, entre elas temos: velocidade, amplitude, frequência, período e o comprimento de onda.
A VELOCIDADE DO SOM
Quando ocorre uma tempestade percebemos a ocorrência de trovões e relâmpagos. Para muitas pessoas esses dois acontecimentos são a mesma coisa, o que de fato não é. O relâmpago, comumente chamado de clarão, é a parte que enxergamos, ou seja, é o visual. O trovão, mais conhecido como barulho, é a parte