Acumuladores de pressão hidráulica
Acumuldores hidro-pneumaticos ou simplismente acumuladores e uma esfera de aço
Finalidades:
1. Amortecer oscilações e manter pressão;
2. Auxiliar ou suplementar a bomba;
3. Estocar pressão para quando a bomba inoperante;
4. Suprir fluído, compensar perdas
Existem varios tipos de acumuladores porem os masi utilizadossao os de menbrana e os de bexigas os acumuladores tipo menbrana sao para pequenos volumes de armazenamento e grande velocidade de reaçao ja os de bexiga alem de rapido,armazenam grandes volumes de oleo os acumuladores devera ser carregados com gas NITROGENIO
Acumuladores tipo diafragma
Uma esfera oca, uma com conector para sistema e outra com válvula de carregamento de ar; um diafragma no meio de borracha sintética; uma tela para filtrar fluído e evitar que o diafragma seja empurrado para o orifício de pressão do sistema.
Acumuladores tipo balão
Mesmo princípio tipo diafragma, mesma função, mas varia na construção: esfera de metal com entrada de fluído no topo e abertura no fundo para inspeção; um bujão no fundo retém o balão e veda a unidade, com uma válvula de alta pressão no bujão. Disco metálico contra pressão do ar – forçar balão através do orifício de pressão.
Acumuladores tipo pistão Um cilindro com pistão e abertura em cada extremidade. A pressão força o pistão para baixo contra a pressão do ar. Tem válvula de alta pressão no fundo para abastecer a unidade; 2 selos de borracha para evitar fuga nas duas câmaras e uma passagem no lado do pistão para lubrificação nas paredes.
6 - SELEÇÃO DO TIPO DE ACUMULADORES EM CASOS COMUNS DE UTILIZAÇÃO.
6.1. Acumuladores de membrana:
eles são instalados quando o volume de gás e o volume útil de fluido são pequenos. Uma boa estanqueidade e longa durabilidade são as vantagens dos acumuladores hidráulicos. A condição de montagem é livre, eles trabalham sem inércia.
6.2 Acumuladores de bexiga:
em caso de volume útil médio e rápida