Acumula ao capitalista
Apresentação da disciplina:
A disciplina de Acumulação Capitalista e Desigualdade Social tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender e identificar a estrutura político-econômica fundiária e industrial nos cenários internacional e nacional e a reprodução da exclusão social nos contextos urbano e rural, bem como a formação democrática cidadã no contexto brasileiro a partir da constituição dos direitos humanos e sociais.
Objetivos:
Esclarecer o processo de acumulação capitalista à luz da Economia Política Crítica.
Compreender o conceito de pobreza, bem como a sua mensuração.
Apresentar as políticas de combate à pobreza, principalmente dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, especialmente na América Latina.
Compreender o processo de exclusão e desigualdade social e suas expressões na questão social.
Refletir o modelo do capitalismo global e suas incidências.
Debater a efetividade dos Direitos Humanos e Sociais.
Conteúdo Programático:
Unidade 1: O objetivo dessa unidade é discutir sobre um tema recorrente em sua formação acadêmica, a questão social. É sempre bom lembrar que suas raízes derivam do resultado das lutas sociais históricas partindo do reconhecimento delas, ainda que ocultas, como advindas dos antagonismos da sociedade e da economia colonial escravagista.
Unidade 2: Nessa unidade iremos refletir sobre as expressões ou os efeitos da questão social no Brasil, que podem ser compreendidos nas desigualdades e nas exclusões sociais, que se revelam no pauperismo, no desamparo, na violência pessoal e social, na subversão e no desemprego.
Metodologia:
Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), aula-atividade por chat para aprofundamento e reflexão e webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação