ACULTURAÇÃO
Porém essas mudanças não podem ser vistas como o fim de uma cultura, mas como uma descoberta do novo, uma junção de conhecimentos, uma evolução, e/ou mesmo mudanças nos modos de vida.
Como exemplo disso podemos citar as comunidades indígenas brasileiras, que há muito tempo estão em contato com o “homem branco”, bem como aderiram às suas tecnologias e que ao invés de arcos e flechas estão utilizando leptops e aparelhos celulares com GPS, para defenderem suas terras do desmatamento. Com isso podemos concluir que a aculturação não pode ser entendida como um processo de perda de identidade, mas como um processo de ressignificação.
TRANSCULTURAÇÃO-É o processo que ocorre quando um indivíduo adota uma cultura diferente da sua. Ou seja, é a transformação de padrões culturais a partir da convivência e/ou contato com sociedades com culturas diferentes. Lembrando que ela pode ocorrer espontaneamente (ex: adotar uma cultura de outro país, língua, forma de vestir etc..) ou forçadamente (ex: a escravidão).
Como exemplo da transculturação pode destacar a construção da identidade do povo brasileiro que se deu através dos povos afrodescendente, indígenas e imigrantes europeus e asiáticos, o qual promoveu uma grande riqueza cultural, e por esses motivos, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.
Porém observa-se que há uma certa rejeição quanto a nossa identidade (origem, raízes). Em virtude destas características podemos dizer que este é um processo de transculturação.
ENDOCULTURAÇÃO- É um processo de aprendizagem de uma cultura que se inicia na infância e colocada em prática no cotidiano da vida adulta.
Pode ser considerado como um mecanismo essencial para a formação do caráter cultural e de grande