aculturação
CETREDE
PROCESSOS E EXEMPLOS DE ACULTURAÇÃO E SUA REPERCUSÃO NOS RECURSOS HUMANOS
FORTALEZA
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS
CETREDE
EQUIPE – TURMA 82
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa a reflexao das relações pessoais no ambiente organizacional, onde é necessario que o ser humano conviva no mesmo espaço com diversas culturas. Neste momento ocorre a aculturação.
Mas o que é aculturação? É o conjunto das mudanças resultantes do contato, de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas diferentes, quando postos em contato direto e contínuo. A transmissão de elementos de uma cultura vai sempre precedida por uma relação, que implica na aceitação de alguns e na rejeição de outros elementos culturais.
ACULTURAÇÃO
A aculturação refere-se ao encontro de duas culturas diferentes e, segundo afirmações mais tradicionais, a sobreposição de uma cultura sobre a outra. Historicamente, a aculturação moderna tornou-se evidente a partir da colonização nas Américas, África e Oceania.
Antes do período das grandes navegações mercantilistas e da colonização dessas regiões por nações europeias , a própria Europa sofreu aculturação, por exemplo, no período em que parte de seu continente esteve nas mãos dos povos árabes.
No conceito geral, define-se a aculturação como um processo de imposição cultural que, no Brasil colonial, ocorreu pela catequisação dos índios, negros escravos e por meio de referências “civilizatórias” trazidas por portugueses, franceses e ingleses.
Nos tempos atuais, a aculturação é percebida como resultado de um processo de intercâmbio cultura em que duas culturas absorvem mutuamente suas características e