Aculturação e assimilação
O que significa o termo aculturação? Esse termo foi criado em 1880 por um antropólogo chamado J.W. Powell para designar as transformações dos modos de vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade norte americana.
A aculturação não significa deculturação. O a no inicio da palavra vem etimologicamente do latim ad, que significa movimento de aproximação.
Com o passar do tempo, a palavra se transformou em conceito para explicar o contato entre diferentes povos. E a partir de então, o termo passa a significar:
“A aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um dos dois grupos.” (Dennys Cuche)
A aculturação:
1. Não é sinônimo de mudança cultural: toda cultura muda. Não há cultura que permaneça estática, que não se transforme, pois a cultura é um eterno processo. Mudança cultural é parte de toda cultura, entretanto algumas mudam mais rápidos, outras, mais devagar. As culturas mudam não só devido a causas externas, ou seja, não mudam apenas pelo contato com outras culturas mas também devido a fatores internos à própria cultura;
2. Não é apenas difusão de traços culturais: Ela é um processo maior e mais complexo do que a difusão de traços e características que pode ocorrer sem que povos entrem em contato direto entre si. Por exemplo, por meio de livros, revistas, etc. Mas a aculturação pressipõe justamente o CONTATO DIRETO de pessoas de diferentes grupos;
3. Não pode ser confundida com assimilação: Povos aculturados não são necessarimanete assimilado pois nem todo processo de aculturação resulta necessariamente na assimilação total de um grupo por outro. Ela deve ser compreendida como a última fase da aculturação.
A assimilação total de um grupo por outro é muito difícil de ocorrer e assim, a aculturação na grande maioria das vezes, ambos os grupos se modificam.