Actividades vulcanicas
(Relatório).
Trabalho realizado por:
Biologia e Geologia.
___________________________________________________
Introdução Teórica Um vulcão é, na maioria das vezes, uma estrutura de forma cónica e que possui uma depressão na parte central (cratera) que se prolonga para o interior da Terra por meio de um canal (chaminé vulcânica). Esta permite a ascensão do magma contido nas câmaras magmáticas que estão rodeadas por rochas encaixantes. O magma, material rochoso fundido e rico em gases, contido na câmara magmática constitui a bolsada magmática.
Quando um vulcão entra em erupção esta pode ser de três tipos: a actividade vulcânica explosiva, efusiva e mista, mas nesta experiência, centramo-nos em apenas dois tipos dessa actividade, a explosiva e a efusiva.
A actividade vulcânica de efeito explosivo occore quando os fenómenos vulcânicos estão associados a lavas muito viscosas, com origem em magmas ácidos (ricos em sílica e gases). Estas erupções são muito violentas devido a à acumulação de gases, e acompanhadas por grandes explosões, com a emissão de piroclastos e a formação de nuvens ardentes.
E, na actividade vulcânica de efeito efusivo estes fenómenos estão associados a lavas muito fluidas com origem em magmas básicos (pobres em sílica e com poucos gases). Dada a sua fluidez, a emissão de lavas é rápida, formando-se grandes escoadas que podem percorrer grandes distâncias a velocidade variável.
_____________________________________________________________________
Material Utilizado Para realizar a primeira actividade (simulação de tipo efusiva) utilizamos três tipos de reagentes: cinco gramas de bicarbonato de sódio, trezentos mililitros de vinagre e algumas gotas de corante alimentar vermelho. Outros materiais utilizados foram terra, um copo de vidro (cadinho), uma proveta de 50 ml., uma colher e uma balança. E, para a segunda simulação (do tipo explosiva), utilizamos cinco reagentes diferentes, sendo eles o