Actividades pág 50
1 – Cada um (EUA e URSS) acreditava que o outro preparava a guerra contra si. Apesar de se coleccionarem de ambos os lados da “cortina de ferro” enormes arsenais convencionais e nucleares, o “equilibrio do terror” garantia, paradoxalmente ou não, a desactivação permanente das máquinas de guerra, isto é, a paz.
Justifique a utilização da expressão “equilibrio do terror” para caracterizar o clima dominante nas relações internacionais.
R: Esta expressão caracterizava as relações internacionais devido ao crescimento bélico convencional e núclear da recém criada URSS e dos EUA e o medode uma possível III Guerra Mundial assastando com eles os países aliados tanto da NATO como do Pacto de Varsóvia.
Explique as razões que levaram os EUA e a URSS a transformarem-se nas duas principais potências mundiais.
R: Os EUA transformaram-se numa potência mundial devido a manterem a sua integridade financeira bem como não terem sofrido os estragos que a Europa sofreu durante a guerra, podendo assim emprestar dinheiro aos paises mais necessitados da Europa fazendo crescer a sua ecónomia e influência. Quanto á URSS conseguiu no pós guerra uma recuperação bem sucedida, não só no aspecto da recosntrução das suas infrastruturas mas também na producção de armas convencionais e nucleares em grande escala.Comente a seguinte afirmação: «Ialta representou a esperança da cosntrução de um mundo livre e em paz. Todavia, rápidamente esta esperança se revelou ilusória».
R: Nas conferências de Ialta e Postdam, foi decidida a desmilitarização da Alemanha e da Austria e à divisão dos territórios ocupados, contudo as diferenças ideológias entre os países aliados depressa dividiram o mundo em dois blocos, assumindo os EUA a defesa de estados de mercado livre e democracia paarlamentar contra a vontade da URSS na criação de estados socialistas e de economia planificada, aumentando assim a tensão no relacionamento destas duas potências e respectivos aliados.
Mencione os