actividade física e as dores nas costas
EB2,3/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso
Introdução:
Neste trabalho vamos abordar o tema: A atividade física e as dores nas costas. Vou falar um pouco no que é a dor, de onde vem, como pode ser diagnosticada, tratada e o mais importante como alguns exercícios podem ser benéficos para melhorar as dores.
As dores nas costas é um problema que afeta grande parte da população, em casos mais sérios tem de se recorrer mesmo á cirurgia ou viver com o problema para o resto da vida aprendendo a minimiza-lo. Nos casos “menos” graves o diagnostico leva a um tratamento que pode levar á cura ou ao alívio do problema.
Vou também mostrar como se posicionar em algumas situações por exemplo como estar de pé, deitado ou ate mesmo como conduzir e alguns dos exercícios que podem ajudar a “controlar” a dor.
1
EB2,3/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso
As dores nas costas:
A dor nas costas, também pode ser conhecida como dorsalgia, é uma afeção dolorosa que afeta principalmente a região lombar (parte inferior das costas). Nesse caso, falamos mais precisamente de lombalgia, mas a dor nas costas pode atingir também as regiões cervicais (alto das costas) e torácicas (meio das costas).
Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma proveniente do sistema motor, como problemas nervosos, musculares, cartilaginosos, de disco vertebral ou de osteoartrite.
As dores nas costas raramente são muito graves e se resolvem quase sempre após alguns dias mediante o uso de medicamentos ou outros tratamentos. É importante diferenciar a dor nas costas da hérnia discal, que é uma doença específica que surge quando os elementos moles da coluna
(discos vertebrais, nervos) são pressionados por má postura, sobrecarga, fraqueza muscular, etc. Geralmente as pessoas queixam se de uma dor difusa, na região baixa da coluna vertebral próxima á cintura e acima das nádegas (coluna lombar).
A dor no início pode ser fraca e vai