Active directory
Funciona basicamente como um diretório de serviços, o Active Directory é um sistema centralizado e padronizado que automatizada o gerenciamento de uma rede de usuários, distribuindo recursos e segurança. O Active Directory é desenvolvido principalmente para ambientes distribuídos de redes.
Active Directory foi lançado para o Windows Server 2000 e melhorado para o Windows Server 2003, tornando-a parte mais importante do sistema operacional.
No Windows Server 2003 Active Directory , fornece uma referência única, chamada de serviço de diretório, onde recursos podem ser mapeados como objetos em uma rede, incluindo usuários, grupos, computadores, impressoras, políticas e permissões.
Para um usuário ou um administrador, o Active Directory fornece uma visão única da hierarquia, do seu ambiente de trabalho, de forma garantir nessa visão um modo que permite acessar e gerenciar todos os recursos da rede.
Estrutura Lógica do Active Directory
Quando falamos de estrutura lógica do Active Directory, muitos termos são falados, a estrutura lógica do AD consiste em Objetos, Unidades Organizacionais, Domínio, Árvores de Domínio e Floresta.
Utilizamos a estrutura lógica do AD para podermos gerenciar os objetos dentro da organização.
Objetos
São os componentes mais básicos da estrutura lógica e representam, usuários, computadores e impressoras. Outros objetos podem ser criados porém esta é uma discussão posterior.
Unidades Organizacionais
Uma OU é um objeto de conteiner, utilizado para organizar outros objetos. A organização pode ser feita de várias formas.
Geográfica – Onde as OU’s representam Estados ou Cidades de sua estrutura física * Exemplo: ou SP - ou RJ
Setorial – Onde as OU’s representam setores da estrutura física da empresa, por unidade de negócio. * Exemplo: ou Administrativo – ou Produção
Departamental – Onde as OU’s represetam setores da estrutura física da empresa por departamento.