Acreditação dos serviços de saúde
1. Com base na leitura da Resolução Normativa da ANS, número 275 de novembro de 2011, faça o que se pede:
•A sua aplicabilidade (a que tipo de prestador de serviço esta norma será aplicada) R.: A Resolução Normativa número 275, de 1º de novembro de 2011, da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), se aplica aos prestadores de serviços na Saúde Suplementar. O setor de saúde suplementar pode ser dividido principalmente em prestadores de serviços (hospitais, médicos, clínicas médicas, laboratórios de análises clinicas e centros de diagnóstico por imagem) e operadoras de planos de saúde (cooperativas médicas, instituições filantrópicas, operadoras de autogestão, seguradoras especializadas em saúde e medicinas de grupo), sob regulação do Estado.
•Seus objetivos R.: 1. Disseminação de informações sobre a qualidade assistencial. 2. Oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que pode avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado. 3. Os indicadores proporcionam aos estabelecimentos de saúde parâmetros claros para gestão da qualidade, além de fornecer ao poder público e consumidores em geral, elementos de apoio à tomada de decisão com foco na qualidade do atendimento. 4. Aprimorar a eficiência assistencial das prestadoras de serviços de saúde.
•Resumo do artigo 1º R.: O artigo 1º da RN 275 dispõe sobre a implantação de instrumento denominado “PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR – QUALISS“, que consiste em um sistema de medição para avaliar a qualidade dos prestadores de serviços na saúde suplementar, através de indicadores que possuem validade, comparabilidade e capacidade de discriminação dos resultados. Para os consumidores, os indicadores do QUALISS elevam a possibilidade de escolha