acordoortográfico
Prefixo sub – Palavras formadas com o prefixo sub, quando o segundo elemento começa por b e por h ( subastar, em vez de sub-hastar).
Exemplos:
sub-bibliotecário, sub-hepático.
Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante da palavra iniciada por r.
Exemplos:
sub-região, sub-reitor, sub-regional.
Prefixo circum e pan - Em palavras formadas por prefixos “circum” e “pan”, mais, palavras iniciadas em vogal, M ou N.
Exemplos:
pan-americano, circum-navegação.
Prefixo ex – Palavras formadas com o prefixo ex, quando o mesmo tem sentido de encerramento.
Exemplos:
ex-diretor, ex-primeiro-ministro, ex-marido, ex-rei.
Prefixo bem – Palavras formadas com o prefixo bem, quando a segunda palavra começa por vogal ou h, ou quando começa por consoante.
Exemplos:
bem-aventurado, bem-aventurança, bem-humorado, bem-criado, bem-fadado, bem-fazente, bem-fazer, bem-querente, bem-querer, bem-vindo.
Prefixo sem – Palavras formadas com o prefixo sem, quando o mesmo mantém a pronúncia própria, e o segundo elemento possui vida à parte.
Exemplos:
sem-cerimônia, sem-número, sem-razão.
Prefixo além- Palavras formadas com prefixos que têm acentos gráficos, como além, aquém, pós (paralelo de pos), pré (paralelo de pre), pró (com o sentido de a favor de), recém.
Exemplos:
além-Atlântico, além-mar, aquém-Atlântico, aquém-fronteiras, pós-glaciário, pós-socrático, pré-socrático, pré-histórico, pró britânico, recém-casado, recém-nascido.
Prefixos
Os prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido; raramente esses morfemas produzem mudança de classe gramatical.
Os prefixos ocorrentes em palavras portuguesas se originam do latim e do grego, línguas em que funcionavam como preposições ou advérbios, logo, como vocábulos autônomos. Alguns prefixos foram pouco ou