Acordo ortográfico
CURSO: LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNA: RAFAELA LUCIAN SOUZA
A LÍNGUA PORTUGUESA
A língua falada e escrita está em constante transformação, por fazer parte do cotidiano das pessoas e sofrer fortes influências regionais, sociais e midiáticas, dentre diversos outros fatores que a afetam diuturnamente.
Não por outras razões, com o passar do tempo são necessárias reformas gramaticais e ortográficas na língua, a fim de atualizá-la e torná-la mais acessível, uma vez que os métodos arcaicos, pela própria evolução da sociedade, acabam por cair em desuso.
Por tal motivo, em janeiro de 2009 entrou em vigor no Brasil o Novo Acordo Ortográfico, alterando várias regras gramaticais, como, por exemplo, ao incluir três novas letras no alfabeto, que já eram largamente utilizadas, e ao alterar regras de acentuação gráfica, como a extinção do trema, ou mesmo ao alterar a escrita de algumas palavras, com a supressão de hífen, por exemplo.
A língua portuguesa é adotada como oficial em diversos países pelo mundo, falada pela maioria da população de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe (95%), Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, Goa, Timor Leste e Macau.
O novo acordo ortográfico visa justamente promover a unificação ortográfica entre tais países, facilitando a utilização da língua portuguesa ao torná-la mais homogênea no mundo todo.
Apesar de apenas 6,5% da população utilizar o português em Moçambique, o idioma é falado por cerca de 39,6% dos moçambicanos, de acordo com o censo de 1997 lá realizado. O português também é falado por 11,5% da população de Guiné-Bissau. Não existem dados exatos disponíveis com relação a Cabo Verde, mas quase toda a população é bilíngue, sendo importante registrar que a população monolíngue se comunica utilizando a língua chamada de crioulo cabo-verdiano.
Há também significativas comunidades de imigrantes falantes do português em diversos países do globo terrestre, como em Macau, que fica na China, colonizada por