Acordo Ortografico Internacional da Língua Portuguesa
SUMÁRIO
RESUMO 05
1 INTRODUÇÃO 06
2 DESENVOLVIMENTO 07
2.1 AS MUDANÇAS PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL 08
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
RESUMO
Este estudo tem por objetivo apresentar o que é o Acordo Ortográfico Internacional da Língua Portuguesa, as mudanças ocorridas no português brasileiro, os argumentos favoráveis e contrários ao Acordo. Para isso, foram feitas leituras de diversos textos de livros e revistas, como Silva (2008), Tufano (2008), Jardim (2010), Bechara (2013), dentre outros, para embasamento teórico e coleta de informações e argumentos. As leituras e reflexões resultaram em algumas considerações, como a de que o Acordo Ortográfico Internacional da Língua Portuguesa é um esforço positivo de governos e estudiosos da língua portuguesa, por meio do qual os países lusófonos poderão se beneficiar, contudo, há problemas de ordem política, social e linguística em sua elaboração e implementação, que, se não solucionados com ações governamentais por parte dos países participantes, os esforços feitos até aqui e os altos valores investidos, poderão não resultar nos benefícios esperados para as populações dos países lusófonos envolvidos no processo.
Palavras-chave: Acordo Ortográfico. Língua Portuguesa. Países Lusófonos. Mudanças no Português. Resistências ao Acordo.
1 INTRODUÇÃO Este trabalho objetiva apresentar o que é o Acordo Ortográfico Internacional da Língua Portuguesa, as mudanças ocorridas no português brasileiro, os argumentos favoráveis e contrários ao Acordo, bem como, as principais críticas que ele recebeu no Brasil e em Portugal e em outros países que o assinaram.
No Brasil o Acordo Ortográfico Internacional da Língua Portuguesa foi aprovado em abril de 1995, implantado em janeiro de 2009, e seria obrigatório a partir de janeiro de 2013, sendo que este prazo foi adiado para 2016, recentemente.
O Acordo