acordao 2015_1454050 1

1610 palavras 7 páginas
APELAÇÃO. REVISIONAL. CONTRATO DE EMPRÉSTIMO. ABUSIVIDADE CARACTERIZADA.
1.Juros. Na esteira do entendimento do Superior Tribunal de Justiça, os juros remuneratórios somente são considerados abusivos quando comprovado que discrepantes em relação à taxa de mercado.
Caso em que restou caracterizada a abusividade. Limitação à taxa média de mercado.
2.Compensação. Admitida a compensação entre débitos e créditos se houver saldo a maior em favor de uma das partes. Artigos 368 e 369, do Código Civil.
3.Cadastros restritivos. No caso concreto, havendo a descaracterização da mora, indevida a inscrição do nome do autor em cadastros de inadimplentes.
4.Sucumbência redimensionada conforme efetivo decaimento.

APELO PROVIDO EM PARTE.

Apelação Cível

Décima Sexta Câmara Cível
Nº 70053810834 (Nº CNJ: 0105710-48.2013.8.21.7000)

Comarca de Porto Alegre
FINANCEIRA ALFA S A CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO

APELANTE
ANTONIO LUIZ FERREIRA DE SOUZA

APELADO

ACÓRDÃO
Acordam os Desembargadores integrantes da Décima Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, à unanimidade, DAR PARCIAL PROVIMENTO AO APELO.
Participaram do julgamento, além da signatária (Presidente), os eminentes Senhores Des. Ergio Roque Menine e Des. Paulo Sergio Scarparo.
Porto Alegre, 27 de agosto de 2015.
DES.ª ANA MARIA NEDEL SCALZILLI,
Relatora.

RELATÓRIO
Des.ª Ana Maria Nedel Scalzilli (RELATORA)
Trata-se de apelação interposta por FINANCEIRA ALFA S/A CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO da sentença que julgou parcialmente procedente a ação revisional de contrato ajuizada por ANTONIO LUIZ FERREIRA DE SOUZA para limitar a taxa de juros a 2,5% ao mês, com capitalização mensal, autorizada a compensação de créditos mútuos. Mantida a liminar.
À ré coube o pagamento de 80% das custas do processo e de honorários advocatícios de 10% sobre o valor expurgado (já considerada a sucumbência recíproca), arcando o autor com os 20% restantes das custas. Assegurada a assistência judiciária.
Insurge-se a

Relacionados