acorda amor
César Lattes (1924-2005) nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 11 de julho. Era filho de imigrantes italianos. Iniciou seus estudos em Curitiba. Mudou-se para São Paulo e ingressou no Colégio Dante Alighiere e depois na Escola Politécnica. Estudou na Universidade de São Paulo, onde cursou física e Matemática. Concluiu o curso no ano de 1943. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instalado no Rio de janeiro.
Estudou os raios cósmicos, em laboratório na Bolívia. Seguiu para a Inglaterra, com o físico italiano Giuseppe Occhialini, para trabalhar, no Laboratório da Universidade de Bristol, sob a direção do físico britânico, Cecil Powell. Juntos descobriram uma nova partícula atômica "méson pi", dando início a nova área de pesquisas, a física de partículas.
César Lattes foi bolsista da Fundação Rockfeller onde aperfeiçoou seus conhecimentos, sendo considerado o maior cientista brasileiro. Trabalhou na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Em 1949 voltou para o Brasil, assumindo o cargo de professor e pesquisador na Universidade do Rio de Janeiro.
César Mansueto Giulio Lattes faleceu em Campinas, São Paulo,no dia 8 de março de 2005.