ACONSELHAMENTO PR NUPCIAL
11624 palavras
47 páginas
COMEÇOMATERIAL PARA PASTORES NO
ACONSELHAMENTO PRÉ-NUPCIAL
INTRODUÇÃO
O casamento foi instituído por Deus desde o início da história da humanidade. Ele foi destinado a satisfazer as necessidades física, emocional, social e espiritual do homem. Ainda hoje ele permanece como o âmago da sociedade humana; o coração da vida familiar. Inegavelmente, a força de qualquer família ou sociedade depende em muito da força e estabilidade do relacionamento conjugal.
Este material destina-se a ajudar os pastores a prepararem os casais para a vida conjugal , como também ajudá-los no desenvolvimento de seu relacionamento, ao buscarem edificar um casamento saudável e estável. O material aqui contido não tem o propósito de ser uma declaração definitiva sobre o aconselhamento pré-nupcial, mas apenas prover aos conselheiros pastorais um material que os capacite a formular sua própria abordagem no processo e conteúdo do aconselhamento pré-nupcial.
Os pastores necessitam desenvolver uma abordagem que prepare os casais para a vida conjugal visto que muitos deles na igreja procuram os pastores em busca de ajuda ao se prepararem e fazerem planos para sua cerimônia nupcial. No entanto, a maioria dos casais que procura o pastor, já fizeram um compromisso em seu relacionamento. O processo de unir um homem e uma mulher no relacionamento ímpar chamado casamento, já teve início.
Isso sugere que o objetivo do aconselhamento pré-nupcial deve ser o de ajudar o casal a examinar os pontos fortes e débeis em seu relacionamento e a esclarecer suas expectativas sobre o casamento. Assim, cremos que é essencial que o programa de aconselhamento pré-nupcial busque não apenas instruir por palestras e informações, mas por permitir ao casal uma oportunidade de examinarem, por meio do processo de interação, as atitudes, comportamentos e capacidades que levarão para seu relacionamento conjugal. É também essencial que o pastor demonstre seu cuidado e competência ao