acoes sociais
Imagine uma vila com 141 casas de dois ou três dormitórios, com quintal e acabamento de primeira, erguidas em um terreno de 48.000 metros quadrados ao lado do trabalho. Agora pense na possibilidade de comprar um imóvel ali com preço 30 % menor do que o praticado no mercado, financiado com condições melhores do que as oferecidas pela maioria das instituições financeiras e sem ter dor de cabeça de ir atrás da papelada, já que a empresa em que você trabalha faz a intermediação do processo. Tudo isso é realidade para os funcionários do Moinho Globo, fabricantes de farinhas, massas e misturas para bolos para consumo doméstico e industrial localizada no município de Sertanópolis, no norte do Paraná.
As casas estão em fase final de construção e ficam perto da nova unidade do Moinho, prevista para ser inaugurada nesse ano (2014), a Moinho Globo espera duplicar a capacidade produtiva da empresa. Ao lado dela fica a associação dos funcionários, com campo de futebol, quadra poliesportiva, pomar, horta e playground para as crianças.
“Em breve, nosso time terá muito mais qualidade de vida, com acesso ao trabalho e ao lazer a poucos passos de onde mora”, afirma Paulo Florêncio da Silva, gerente geral. Sem contar que o sonho da casa própria, pelo qual trabalham muitos brasileiros, já não é mais preocupação para os empregados de lá.
Essa iniciativa já dá uma boa pista da razão de o Moinho manter a satisfação dos funcionários nas alturas. Mas as práticas que geram motivação e comprometimento dos empregados com a empresa vão além. Os benefícios incluem previdência que paga 100% da contribuição do funcionário, plano de saúde gratuito, com descontos apenas para dependentes, participação nos lucros, kit mensal com 13 quilos de produtos da companhia, café da manhã e vale alimentação que chega a 450 reais.
A empresa também banca os custos com transporte para quem estuda nas cidades próximas ou precisa ir ao médico. Apesar de informal, o recrutamento interno preenche