Acne
Acne é uma afecção da pele de predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença de hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, afetando cerca de 80% dos adolescentes de ambos os sexos. O aparecimento da acne dá-se principalmente no rosto, nas costas, no peitoral e nos ombros. A acne não atinge apenas adolescentes, pode persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
Causa
A acne ocorre quando orifícios minúsculos na superfície da pele, chamados de poros, ficam obstruídos. Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.
Com a obstrução desses poros, ocorre a hiperatividade da glândula sebácea, queratinizando folículo resultando em comedões. Com os poros bloqueados há a proliferação de microrganismos, sendo particularmente importantes a bactéria Propionebacterium acnes e o fungo Pityrosporum ovale. Esses microrganismos produzem enzimas (esterases) capazes de hidrolisar os triglicerídeos do sebo, liberando ácidos graxos livres, que são irritantes e causam a inflamação do poro chamada de espinhas ou cravos.
A acne pode ser interna, quando são multifatoriais por influencia principal dos hormônios andrógenos; ou externas, chamadas acne cosmética, que pode ser evitado pelo conhecimento da comedogenicidade de certas substancias ou fatores físicos, como a radiação UV.
Tipos
• GRAU I - Acne comedônica: presença predominante de comedões. Algumas pápulas e raras pústulas que não alteram o grau.
• GRAU II - Acne pápulo-pustulosa: presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas.
• GRAU III - Acne nódulo-cistica: Presença de comedões, pápulas, pústulas e cistos.Pela ruptura da parede do folículo formam-se cistos.
• GRAU IV – Acne conglobata: forma mais grave do que o