Acne e excesso de oleosidade – cuidados e tratamentos
A pele, o maior órgão do corpo humano, é constituída por tecido especializado composto de epitélio de revestimento comportando três camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a primeira linha de defesa contra infecções. A derme, superfície mais grossa, está localizada abaixo da epiderme e consiste de vasos sanguíneos, folículos capilares, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, pequenos músculos e nervos. Sua espessura varia com a idade e condição física. A hipoderme (tecido subcutâneo) é composta por células adiposas e, separa a pele da camada muscular subjacente. Esta estrutura garante uma efetiva barreira mecânica contra invasão de microorganismos, sendo impermeável à água. O sebo é uma mistura de substâncias lipofílicas. O papel de cada uma destas substâncias na acne não é totalmente conhecido, mas há evidências de que alterações na composição ou na quantidade da secreção sebácea alteram tanto a queratinização do ducto glandular quanto a proliferação bacteriana.
A acne é uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea. Acomete os folículos sebáceos, ou seja, as unidades compostas por uma glândula sebácea, que produz o sebo. Caracterizam-se pela formação de comedões, pústulas ou até nódulos que podem ou não levar à formação de cicatrizes.
Geralmente esta é uma patologia que está muito relacionada à adolescência e seu aparecimento pode corresponder ao início da puberdade pelo aumento dos hormônios sexuais. Outros fatores como genética, estresse, tabagismo e uso de medicamentos também podem contribuir. A etiologia da acne esta profundamente relacionada com a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana do folículo e a liberação de mediadores da inflamação no folículo e derme adjacente. Esta dermatose ocorre principalmente no tórax e no rosto já que são regiões do corpo onde esses