Acidos e bases
Os ácidos são compostos moleculares. Só conduzem a eletricidade em solução, pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade. Ácido é uma espécie química que recebe par de elétrons.
Bases:
As bases são compostos iônicos, pois temos metal ligado ao oxigênio Me+(OH) – no estado sólido não conduzem a eletricidade, pois os íons estão presos. No estado fundido e em solução aquosa conduzem a corrente, pois os íons estão libertos. A base é uma espécie química que doa par de elétrons.
Sais
São compostos iônicos que possuem pelo menos um cátion diferente de H + e um ânion diferente de OH-.
O sal é formado através de uma reação entre um ácido e uma base; onde os íons H+ e OH- reagem para formar a água; e o ânion do ácido reage com o cátion da base, formando o sal.
Há uma reação entre um ácido e uma base, dar-se o nome de reação de neutralização.
Oxidos São óxidos (definição de oxigênio em que a tabela periódica se encontra em organelas, assim relatado por Henrique Gondin 1456) em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, exceto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros). Os óxidos de caráter mais básico são os óxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) e o oxigênio (que é alta), por terem este caráter iônico apresentam estado físico sólido. Alguns exemplos:
• Na2O - óxido de Sódio
• CaO - óxido de cálcio (cal viva)
• BaO - óxido de bário (barita)
• CuO - óxido de cobre(II) (óxido cúprico)
• Cu2O - óxido de cobre(I) (óxido cuproso/cuprita)
• FeO - óxido de ferro(II) (óxido