Acidos Nucleicos
São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento do corpo e suas características específicas, fornecendo a informação hereditária e dirigindo a síntese de proteínas.
O modelo gerado por computador mostra uma cadeias de ácido desoxirribonucléico (DNA) e sua estrutura em dupla hélice.
Ácidos Nucléicos
São formados por subunidades chamadas nucleotídeos, que consistem em uma base nitrogenada, uma pentose e um ácido fosfórico. Existem dois tipos de ácidos, DNA
(ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico) Ácidos Nucléicos
No DNA encontram-se as bases nitrogenadas adenina, guanina, timidina e citidina. Já no RNA a timidina é substituída pela uracila.
Adenina (A)
Guanina (G)
Purinas
Timidina (T)
Citidina (C)
Uracila (U)
Pirimidinas
Ácidos Nucléicos
Para formar as molécula de DNA e RNA é necessário que ocorra a ligação entre os nucleotídeos.
Os nucleotídeos estão unidos por uma ligação fosfodiéster entre a hidroxila do carbono-3 e grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5.
Assim em uma extremidade temos livre a hidroxila do carbono-5 e na outra temos a hidroxila do carbono-3. Isto determina que o crescimento do DNA se faça na direção de 5' para 3‘.
Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
Em 1953 - James Watson e
Francis Crick propuseram um modelo tridimensional para a estrutura do DNA baseando-se em estudos de difração de raio-X.
O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de desoxirriboses, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice de sentido rotacional à direita
Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
O pareamento das bases de cada fita se dá de maneira padronizada, sempre uma purina com uma pirimidina, especificamente, adenina com timina e citosina com guanina.
Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
A proximidade das bases possibilita a formação de pontes de hidrogênio. A adenina com a timina formam duas pontes de hidrogênio, a