Acidos nsftenicos

1306 palavras 6 páginas
I. INTRODUÇÃO
O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e contaminantes, dentre estes contaminantes podemos destinguir os ácidos nafténicos.
Os ácidos nafténicos foram descobertos há cerca de 100 anos e o termo é comumente usado na indústria do petróleo para identificar todos os ácidos carboxílicos presentes na amostra.
Sendo os ácidos nafténicos contaminantes do petróleo, precisam ser removidos para melhorar a qualidade dos produtos petrolíferos.
O presente trabalho tem como objectivo geral a explanação de uma forma resumida o impacto causado pelos ácidos nafténicos à indústria petrolífera. E tem os seguintes objectivos específicos:
Relatar as origens e propriedades dos ácidos nafténicos;
Identificar os problemas causados pelos mesmos;
Apresentar formas de aproveitamento dos ácidos nafténicos.
O presente trabalho apresentará um estudo sobre estes ácidos, suas fontes, propriedades, usos e os problemas que os mesmos causam.

II. DESENVOLVIMENTO

2.1- Breves noções
Os ácidos nafténicos são formados no crude por degradação bacteriana. As bactérias atacam a cadeia parafínica formando, preferencialmente, compostos com anéis naftênicos e aromáticos de cadeia mais curta. A ação da biodegradação é citada como responsável pelo aumento dos compostos ácidos e dos compostos contendo nitrogênio e, pela redução em compostos parafínicos.
O petróleo bruto normalmente contem ácidos nafténicos em quantidades de até 4% em peso.
Eles são constituintes naturais do betume, do petróleo e de várias frações de destilado dessa matriz, sendo que a concentração dos ácidos naftênicos aumenta nos cortes com ponto de ebulição entre 250 e 400 ºC. Além do petróleo e do betume, os ácidos naftênicos são encontrados nas águas residuárias, resultantes do processo de extração do betume de óleos.
2.2- Estrutura dos ácidos nafténicos
Os ácidos nafténicos são um grupo diverso de ácidos saturados, predominantemente monocarboxílicos, sendo diferenciados pela

Relacionados